Informação aos Profissionais

Os Grupos Familiares Al-Anon nasceram há 60 anos nos Estados Unidos, onde se situa a sua sede mundial. Encontram-se espalhados em cerca de 100 países e em Portugal apareceram na década de 80 do século XX. É uma Associação legalmente reconhecida desde 12 de Junho de 2001. Actualmente a sua sede localiza-se na cidade de Almada.

O seu programa baseia-se nos 12 Passos e 12 Tradições de Alcoólicos Anónimos.

  • Pelo menos duas a quatro pessoas adultas têm a suas vidas afectadas pela convivência com familiares ou amigos doentes alcoólicos.
  • Os Grupos Familiares Al-Anon prestam ajuda a essas pessoas e são para todos aqueles cuja vida tenha sido afectada pela convivência com um doente alcoólico.
  • Estatísticas (nos Estados Unidos) mostram que cerca de 50% dos divórcios se devem a problemas familiares provocados pelo consumo excessivo de álcool e que cerca de 50% de delinquentes juvenis foram afectados pela convivência com doentes alcoólicos, no meio familiar. Igualmente a grande maioria de acidentes de viação é provocada por condutores alcoolizados, o que provoca enormes danos emocionais e materiais às famílias.
  • Estatísticas mostram que 60% dos doentes hospitalizados sofrem de doenças relacionadas com o consumo excessivo de álcool.
  • A doença do alcoolismo pode ser, muitas vezes, identificada pelos profissionais, através dos membros da família ou amigos próximos.

O profissional de saúde sendo capaz de detectar o problema, ajudar e orientar muitas vezes, encaminha os seus pacientes para os Grupos Familiares Al-Anon como mais um apoio na recuperação reconhecendo – os como um recurso disponível na comunidade para todos aqueles que se identificam como familiares ou amigos de doentes alcoólicos.

Muitos membros referem que tomaram conhecimento e foram aconselhados por profissionais de saúde a frequentar as reuniões dos Grupos Familiares Al-Anon.

Estatísticas mostram que, por outro lado,  47%  dos  membros  dos  Grupos  Familiares  Al-Anon procuram aconselhamento profissional após frequentar as reuniões.

  • Os Grupos Familiares Al-Anon , através dos seus membros, estão disponíveis para realizar reuniões em Instituições Públicas (hospitais e centros de tratamento e outras) e Privadas (empresas e outras) para dar a conhecer a Associação de Familiares Al-Anon e partilhar a sua experiência como familiares de doentes alcoólicos.

O escritório da Associação possui folhetos com informação dirigida aos profissionais de saúde e outros.

Se é um profissional e desejar conhecer melhor a Associação de Grupos Familiares Al-Anon por favor contacte-nos pois teremos muito gosto em enviar-lhe gratuitamente folhetos informativos.
Boletim aos prossionais

Informação aos Profissionais

Nome de Contacto (obrigatório)

Email de contacto (obrigatório)

Telefone de contacto

Instituição / Empresa

Localidade

Mensagem

Código de Segurança
captcha
Introduza o código:

Política de Protecção de Dados.